quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os Monstros da Minha Casa


Los Monstruos de Mi Casa
La Exposición

Esses sãos os desenhos da exposição "Els mostres de ca meva", organizado em Palma, outubro de 2010, acompanhado dos estudos sobre mal trato infantil. A exposição foi composta por 18 desenhos realizados por crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos, que em algum momento de suas vidas haviam sofrido com a desproteção infantil. Os nomes das crianças são fictícios para garantir o anonimato.

Terapeutas, psicólogos e educadores usaram os desenhos para ajudar as crianças a explicarem o que aconteceu e como se sentem em relação aos mal tratos, abusos e negligência. Os desenhos são uma forma para que as crianças se comuniquem com os outros, o que explica não só a intervenção dos terapeutas, como também como essas crianças se vêm e como elas vêm o seu agressor.

Andreu, 8 anos

Abusado desde os 4 anos pelo padastro.


Desenhou a si mesmo com cara de pânico e destacando especialmente os botões da camisa e o zíper da calça. 


Nessa imagem ele expressa com cores e traços fortes a raiva que sente.


Andreu escreveu nesse outro papel como se sente e recortou as bordas do papel com tesoura.
Fernando, 13 anos

Durante anos sofreu mal tratos físicos e psicológicos por parte do seu pai. Agora vive com a mãe, que conseguiu refazer sua vida longe do pai. A criança está bem, mas houve uma época em que ele lutou constantemente com os professores e os colegas de classe.


Desenhou a seu pai como um demônio. Está em um bar, sozinho, porque as outras pessoas tem medo dele. Bebe cerveja, está bêbado e desprende de seu corpo um forte odor de álcool. Também joga um caça-níquel. Fernando sente raiva em relação a ele, "és malo".

Elena, 6 anos

Sofreu abusos e mal tratos por parte de seu pai. Agora vive com a sua avó.


No desenho ela representa seu pai, a quem desenha muito pequeno e mantendo relações sexuais com ela. Elena escreve "se ha portado muy malo" (tem se comportado muito mal). A figura grande e sorridente do desenho representa a sua acolhedora avó, com quem ela se sente protegida.

Sergio, 15 Anos

Havia sofrido mal tratos psicológicos por parte do pai na infância. Ao iniciar a adolescência, começaram também os abusos sexuais.


No desenho ele representa a si mesmo imobilizado em uma cruz, sem poder escapar das agressões do pai, representado na parte superior como uma fera com garras. Sergio desenha o momento em que decidiu dizer que estava sofrendo abusos. Esse momento está representado pelo buraco verde esperança, de onde sai um traço negro simbolizando as dificuldades (sentimentos de culpa, solidão, desesperanças, fugir de casa). O desenho termina com uma espada que simboliza a descoberta de suas forças e a vontade de continuar lutando para melhorar a sua vida.

Miriam, 9 anos

Havia sofrido negligencia, mal tratos físicos e emocionais. Sua mãe é imigrante, chagou à Espanha com 15 anos de idade e gravida da menina.


Desenhou a sua família sem nenhum adulto como referência. Miriam e sua família pertence a minoría etnica, mas ela não a reflete em seu desenho, onde as figuras não tem nada a ver com a sua real etnia. Havia sofrido insultos por parte de seus colegas de classe devido a sua etnia. Na parte inferior esquerda disse que se sente muito sozinha, mas a "contorna" com lápis porque não querem conhecê-la.

David, 8 anos

Sofreu abuso sexual.


David desenhou a seu agressor com os olhos acesos, marcando especialmente os órgãos genitais. Ao lado escreve palavras relacionadas com o abuso que havia sofrido. Descreve o desenho: "Aquele que me machucou e eu disse, finalmente, que é verdade o que ele fez."

Javier, 6 anos

Tem declarações de risco desde os 4 anos e vive em um centro juvenil desde quando tinha alguns meses.


Seus pais estavam separados e tinham graves conflitos entre si. Seu pai cumpriu um ano de prisão por violência doméstica contra sua mãe. Sua mãe toma 'metadona' e está fazendo tratamento por problemas de saúde mental. Seus pais têm enfrentado graves acusações e denuncias de abuso sexual contra o menino um na casa do outro.

O menino desenha a si mesmo em um dia de chuva. Acompanhado do desenho de um carro que parece o estar atropelando, sendo dirigido por seus pais. Ao lado tem uma casa sem janelas, onde disse que viver seu pai, sua mãe e ele.

Isabel, 8 anos

Sofria abusos sexuais na família.



Na parte inferior à direita do desenho, Isabel desenha seu agressor abusando dela. Ela explica que ele a subia em uma cadeira para estar na mesma altura que ela e a penetrava por trás. Na parte superior a esquerda, a menina desenha seu irmão pequeno, que estava na porta olhando tudo o que estava acontecendo.

Irene, 5 anos

Ela e seus irmãos sofreram abandono emocional e negligência.


Em seu desenho, Irene expressa as caóticas relações afetivas que existem entre os membros de sua família. As duas primeiras figuras (irmã de 10 anos e mãe) mantem uma relação muito ruim, porque a mãe delega a irmã a grande responsabilidade de cuidar das crianças. Nessa família há suspeitas de abusos sexuais contra a filha mais velha.

Joan, 8 anos

Havia sofrido abusos sexuais.



Desenha seu agressor em uma jaula trancada por um cadeado. A chave está na parte superior a direita, protegida por espinhos, para que o agressor não possa acessá-la.

Dani, 12 anos

Seus pais se separaram. Dani explica o que representa o desenho: "Estamos no meio de uma briga entre meus pais, que não acaba. A espada da guerra está levantada.".


Seu pai foi condenado por crime de violência doméstica contra a sua mãe e tem uma ordem de restrição. Dani agora é a unica a cuidar de seus irmão mais novos, aos quais protege.

Mariana, 5 anos

Abusada desde os 4 anos pelo seu pai



Desenha o filme pornográfico que via com seu pai. Mariana disse que os personagens que via "estavam nús e faziam porcarias (coisas feias)." O círculo em torno representa a televisão.

Marcos, 9 anos

Havia sofrido repetidas agressões físicas e sexuais por parte de um colega de classe.


No desenho ele representa a seu agressor com a cabeça pequena, as mãos grandes e detalhes em suas roupas, especialmente o zíper de sua calça, que se recorda ter sido obrigado a baixar em um episódio de abuso.

Elisa, 7 anos

Sobreu abusos sexuais na família.


O psicólogo pediu para desenhar como se sentia a respeito dos abusos. Elisa desenha a ela mesma gritando, sem corpo (comente braços e pernas), e com os olhos e bocas bem abertos, expressando o medo que sentia quando sofria os abusos.

Ester, 9 anos

Havia sofrido abusos sexuais na família.


Ester desenha como tinha que ficar quando o agressor abusava dela. Conta que a colocou em cima dele e a penetrou por trás.

Toni, 6 anos

Havia sofrido abuso sexual na família


Quando lhe pediram para descrever seu agressos, ele disse que "é um monstro" e conta em seu desenho como eram seus órgãos genitais e como ejaculava.

Andrea, 10 anos

Havia sofrido abusos sexuais na família.


Desenha de forma muito simples como seu abusador tocava ela e como ele a fazia tocá-lo. Andrea estava envergonhada porque tinha que falar sobre o que havia acontecido, então chegaram ao acordo de que, ao invés de falar, ela escreveria no papel 'sim' ou 'não' às perguntas feitas.

Victor, 7 anos

Abusado desde os 4 anos pelo seu pai. Agora está sob tutela.


Desenha o que o seu pai o obrigava a fazer, nesse caso, sexo oral. A linha que sai da boca para a área genital, representa sua língua.

.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.

El Documental

"Los monstruos de mi casa", produzido em 2010, mostra a realidade cotidiana da desproteção infantil, entendendo como tal os mal tratos físicos e emocionais, o abuso sexual e o abandono ou negligência por parte dos pais ou pessoas do convívio da criança.

Para saber mais sobre, você pode acessar: http://www.monstresdecameva.com

Assista ao documentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário